As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola, pular amarelinha e passaram a jogar videogames e jogos de computador. Desde cedo, as crianças estão sendo preparadas para seu futuro profissional com, por exemplo, aulas de inglês e computação não tendo tempo necessário para usufruir de sua infância. Outros fatores que influenciam na forma de brincar das crianças são a violência e a insegurança. Por isso, os pais estão preferindo deixar suas crianças trancadas dentro de casa na frente da televisão ou em frente ao computador por sentirem que desta forma suas crianças estarão mais seguras.
A vida cotidiana anda muito corrida e com isso os pais dispõem de pouco tempo para brincar com seus filhos e dar o carinho e atenção que eles merecem.
Fonte:http://www.webartigos.com/articles/4448/1/a-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-da-crianca/pagina1.html
Um comentário:
A brincadeira é um processo de relações entre a criança e o brinquedo e das crianças entre si e com os adultos. O ato de brincar é muito importante para o desenvolvimento integral da criança. As crianças se relacionam de várias formas com significados e valores inscritos nos brinquedos. Existem várias possibilidades de brincar: solitariamente; em grupo; entre crianças de idades diferentes; entre adultos e crianças; de adultos entre si. Existem diferenças também entre: brincadeiras organizadas pelas próprias crianças; brincadeiras tradicionais; jogos; atividades lúdicas propostas pelo adulto, com conteúdos específicos a serem atingidos.
A grande maioria dos jogos tradicionais já era muito antiga no século XVI. Alguns deles, como a amarelinha, por exemplo, continuam capazes de despertar a curiosidade e o prazer das crianças nos dias de hoje. Se os jogos tradicionais têm força para atravessar o tempo e o espaço, por que tão poucos conseguem atravessar os muros das escolas?
Os jogos e brincadeiras estão presentes em todas as fases da vida do ser humano, tornando especial a sua existência. O lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas. A criança a aprende quando brinca. Por meio de brincadeiras ela envolve-se no jogo e sente necessidades de partilhar com o outro.
Sabrina da Rosa
Postar um comentário